sexta-feira, 6 de junho de 2008

Festa Julina da Creche


No mês de julho, a creche realiza um evento que é uma tradição da cultura popular brasileira.
Com o evento da festa julina temos o objetivo de proporcionar:
· maior interação entre pais, alunos e educadores.
· momentos de diversão com brincadeiras, danças, guloseimas que as crianças adoram, mas, é claro tudo de uma maneira saudável.
· Ensinar sobre a cultura brasileira desde os primeiros anos de vida, pois é muito importante que a cada fase de suas vidas, seus conhecimentos vão aumentando. Afinal, as Festas Juninas/Julinas entraram no calendário brasileiro como uma das principais comemorações do país.


UM POUQUINHO DE HISTÓRIA

Tradicionalmente, as festas são realizadas em junho porque é nesse mês que comemora-se as datas de 3 santos muito famosos. São eles: Santo Antônio, São João e São Pedro.
Devido ao nascimento de São João (o anunciador da vinda de Cristo) ser em junho, antigamente este evento recebia o nome de Festa Joanina.
O mês de junho, tempo do solstício de verão (no dia 21 ou 22 de junho o sol, ao meio dia, atinge seu ponto mais alto no céu, esse é o dia mais longo e a noite mais curta do ano) no Hemisfério Norte, era a época do ano em que diversos povos – celtas, bretões, bascos, sardenhos, egípcios, persas, sírios, sumérios – faziam rituais de invocação de fertilidade para estimular o crescimento da vegetação, promover a fartura nas colheitas e trazer chuvas.
Foi da França que veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que no Brasil influenciou muito as típicas quadrilhas.

Nenhum comentário: