sexta-feira, 6 de junho de 2008

A Importância da Leitura



A leitura tem importância fundamental nas nossas vidas. A infância é o melhor momento para o indivíduo iniciar sua prática de leitura. Se conseguirmos fazer com que a criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, estaremos promovendo o seu desenvolvimento como ser humano." Inúmeros pesquisadores têm-se empenhado em mostrar aos pais e professores a importância de se incluir o livro no dia-a-dia da criança, comparada ao cinema, ao rádio e à televisão, a leitura tem vantagens únicas. Em vez de precisar escolher entre uma variedade limitada, ou entre os filmes disponíveis no momento, o leitor pode escolher entre os melhores escritos do presente e do passado. Lê onde e quando mais lhe convém, no ritmo que mais lhe agrada, podendo retardar ou apressar a leitura; interrompê-Ia, reler ou parar para refletir, a seu bel-prazer. Lê o que, quando, onde e como bem entender.
Um dos grandes influênciadores da leitura infantil, foi Monteiro Lobato.


Indicaremos umas das suas principais obras, para que você escolha algumas e compre para seus filhos.

"A Menina do Nariz Arrebitado"; "O Saci"; "Fábulas do Marquês de Rabicó"; "Aventuras do Príncipe"; "Noivado de Narizinho"; "O Pó de Pirlimpimpim"; "Reinações de Narizinho"; "As Caçadas de Pedrinho"; "Emília no País da Gramática"; "Memórias da Emília"; "O Poço do Visconde"; "O Picapau Amarelo" e "A Chave do Tamanho".




7 Dicas para ensinar o seu filho a ter hábitos de leitura:


1) Compre um bom livro, adequado à idade e aos interesses de seu filho.

2) Leia-o em silêncio próximo a ele

3) Ria nas partes engraçadas, faça comentários para você
mesmo em voz alta.

4) Se ele perguntar do que se trata, não diga. Ou fale que não pode dizer.

5) Ao fechar o livro, diga que ele não pode lê-lo. É proibido.

6) Guarde em algum lugar bem visível e ao alcance de seu filho e saia da sala.

7) Permita que a curiosidade faça o resto do trabalho

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma boa pratica de leitura nas crianças é algo que influencia muito ela no futuro.Axei interessante as 10 dicas pois realmente deixa a criança com uma curiosidade faz com que ela va por conta própria ler o livro. Educação se ensina desde o berço e não se compra quando cresce!
PARABÉINS PELA MATÉRIA E PELO BLOG.