sexta-feira, 6 de junho de 2008

A Importância da Creche na Sociedade


Já se foi o tempo em que só o homem trabalhava e a mulher somente se dedicava a cuidar da casa e dos filhos.

Hoje em dia as coisas são bem diferentes, as necessidades das sociedades de hoje, com encargos familiares ou sustento pessoal, quer a nível da própria realização profissional, acabam mudando o papel da mulher na sociedade, passando ela a ter um papel importante no mercado do trabalho.

E esta mudança trouxe a necessidade de deixar os filhos aos cuidados de outras pessoas, como familiares, amigos, enfim...

Também o desenvolvimento da ciência e tecnologia nos proporcionou conhecer melhor as crianças.

A psicologia ensinou-nos como o ser humano aprende e se desenvolve, a pedagogia desenvolveu processos educativos e ajudou à criação de ambientes favoráveis ao desenvolvimento da criança.

Por isso a criação de instituições, especialmente dedicadas a cuidar das crianças “a Creche”.

Hoje em dia as Creches são vistas não como um local onde somente se deixa a criança enquanto os pais vão para o trabalho, mas também como um complemento à ação familiar.

A Creche é vista como realizadora dos direitos das famílias, das mulheres, e das próprias crianças como uma exigência da vida social.

As famílias, as instituições e a sociedade em geral são responsáveis pela infância. Todas elas realizam ações que se complementam, mas não se substituem, pois todas elas são importantes para o desenvolvimento da criança.


· O Adulto - Mediador entre a criança e o mundo.


As pessoas que escolheram trabalhar em Creches, sejam educadores, auxiliares, cozinheiros, todos têm uma importante tarefa a cumprir, na tentativa de proporcionar ás crianças atividades significativas que contribuam para o seu desenvolvimento dentro de ambiente sadio.

Todos têm a sua parcela de responsabilidade de contribuir para o desenvolvimento da criança, para que elas adquiram confiança em realizar algo.

É importante que as crianças se sintam queridas e respeitadas pelos adultos.

As primeiras impressões que temos a nosso respeito são dadas pelos adultos, quando ainda somos muito pequenos.

São os adultos que nos dizem, quem somos, como somos, quais as expectativas que têm a nosso respeito e partindo dessas expectativas, o que esperam de nos.

Por isso é importante a criação de um clima de respeito e confiança, para que as crianças se possam sentir apoiadas em todos os momentos.

Nenhum comentário: